18 maio 2014

Andarilho Mochileiro - Monte Verde (MG)

Avenida Monte Verde - a principal avenida da cidade
Na semana santa de 2014 eu peguei a moto e fui para uma cidadezinha bem famosa: Monte Verde.

Bem, vamos corrigir algumas coisas. Primeiro, Monte Verde é um distrito de Camanducaia, cidade mineira que fica perto da divisa Minas Gerais/São Paulo, pela Rodovia Fernão Dias. Segundo, Monte Verde nem é tão conhecida assim.

Uma coisa eu posso falar: quem conhece não esquece.

24º e chocolate quente combinam
Monte Verde foi construída para agradar aos turistas. Sua estrutura toda é voltada para o turismo. Bonitas lojas com tudo o que você precisa num ponto turístico, belos bares, lugares sofisticados e muitos hotéis e pousadas.

Como fui em um feriado prolongado (Semana Santa) não consegui vaga para um dia apenas e acabei ficando hospedado em Camanducaia. No final é uma saída mais em conta pois Camanducaia não tem a exploração turística que Monte Verde possui. Não tem a exploração e nem o aspecto; Camanducaia é apenas uma simples cidade do interior de Minas Gerais.

Avenida Monte Verde
Não estava frio quando fui, mas não estava quente. Deu para tomar um gostoso chocolate quente.

As grandes atrações turísticas de Monte Verde  são os 5 picos de enorme altitude. São eles:

Pedra Partida (2046 metros de altura)
Pedra Redonda (1950 metros)
Chapéu do Bispo (1955 metros)
Platô (1945 metros)
Pico do Selado (2082 metros)

Trilha com alguma dificuldade
Subi pelas trilhas, claro, era a grande motivação para estar ali, mas não fui em todos os picos.

Visitei o Platô e o Chapéu do Bispo, mas quando íamos para o pico da Pedra Redonda acabamos pegando a trilha errada e descendo para a saída. São muitos caminhos dentro da floresta sem nenhum tipo de sinalização e isso me fez descer ao invés de seguir em frente. Às vezes nos comunicávamos com outros andarilhos e me parecia que só não estavam "perdidos" aqueles que já eram acostumados a ir ali.

Trilha chegando ao Platô
Mesmo assim não fiquei decepcionado com o que vi: uma paisagem maravilhosa.

Do Platô dá para ser ver muito longe no horizonte. Dá até para ver uma cidade, bem longe, com prédios enormes.

As trilhas são bastante disputadas. Às vezes tinha até engarrafamento. Não é uma boa ideia ir ali em algum feriado prolongado. O ideal é sentir a natureza da forma mais pura possível e isso só seria possível estando com poucas pessoas.

 
Trilha para Pedra Redonda
Algumas vezes as trilhas eram iluminadas pelo sol radiante já que não tinham tantas árvores, mas quase sempre as árvores fechavam o raiar do sol.

Um outro erro que cometi foi ter ido de moto pela Rua da Mantiqueira e ter seguido a trilha até o fim da Avenida das Montanhas. Seria assim, digamos, como um U. Entrei por um lado e saí pelo outro, sendo que não há um encontro dos dois caminhos. Qual a saída? Descer até a cidade e voltar pela Rua da Mantiqueira para buscar a moto. Como eu poderia ter evitado isso? Se eu tivesse voltado pelo mesmo caminho que fiz para ir, ou seja, descer a trilha novamente. Espero que meu erro possa ajudar alguém no futuro.

Pedra do Chapéu do Bispo

Platô
Trilha para o Platô

Mini Shopping Center
Há poucos restaurantes e muito disputados. O preço alto não afastava os turistas famintos, necessitados de repor a energia das caminhadas.

Há diversas lanchonetes que quebram o galho nessa hora.

Assim que escureceu as pessoas saíram para os bares para jantar e tomar aquela cerveja gelada ou um vinho. Muita música ao vivo, muita diversão. Pessoas sorrindo por todo o lado.

Visão noturna da Av. Monte Verde
Finalmente, posso dizer que é um lugar bonito, tem o que se conhecer, o que se comprar, beleza natural para belas fotografias, estrutura para os turistas.

Fica perto de São Paulo, por isso havia tanta gente. No inverno deve ser muito gostoso.

Não fica devendo nada para Campos do Jordão, apesar da enormidade que é Campos comparada a Monte Verde.

Como eu já disse o melhor caminho para ir a Monte Verde é pela Fernão Dias até Camanducaia. Dali até Monte Verde a distância é de apenas 35 quilômetros por uma estrada excelente, asfaltada, com curvas perigosas e paisagens maravilhosas.

Boa viagem e até a próxima.

Jorge Leite de Siqueira

Nenhum comentário:

Dez mitos sobre dietas

Muitos mitos você com certeza já deve ter ouvido e talvez até possa acreditar, mas o fato é que não correspondem à realidade. Aqui vão ...