01 dezembro 2014

MEUS LIVROS DE POESIA

O projeto “Poesias Selecionadas” é o resultado de pedidos para que eu publicasse todos os meus poemas. São mais de dois mil. Eles contam a minha história a partir de uma separação aos trinta e nove anos.

Esse projeto visa publicar quarenta volumes com cinqüenta poesias cada, de uma forma onde eu pudesse mostrar o meu desenvolvimento poético em cada livro: novos lares, amores, empregos, alegrias e derrotas.

Resolvi então separar em uma progressão aritmética com razão 40, ou seja, escolhi a poesia 01, depois a 41, depois a 81 e assim sucessivamente. Dessa forma pretendo que todos os livros tenham o mesmo formato evolutivo: no início eram poesias grandes, enroladas, sem sentido; depois viraram parábolas; daí veio o amor e as crises (profissionais, intelectuais, etc.). Hoje são poesias curtas e mais filosóficas.

Agradeço a todos os leitores que me incentivaram neste Projeto. É bom fazer antologias enquanto se está vivo...

Nota: a partir do volume 41 volto a escrever cronologicamente (poesias de 2001 a 2050, etc.). 

Boa leitura.

Jorge de Siqueira

VIDA DE ANDARILHO - Poesias selecionadas - Volume 1

sou
uma caixa
um pacote
um embrulho.


estou em suas mãos
abra-me
mas
cuidado com o que vai encontrar...




FANTASMAS - Poesias selecionadas - Volume 2

procuro na filosofia
na psicologia
uma resposta
de quem sou.


minha personalidade está confusa.
traz à tona rachaduras
traumas já resolvidos
medos já superados...



PERGUNTAS - Poesias selecionadas - Volume 3

agora percebo
que todas as viagens
que fazemos
não importa o fim.


o que importa é a viagem...







FRAGMENTOS - Poesias selecionadas - Volume 47

ser feliz!
teoria
palavras
tão fácil.
mas na prática...
impossível...






TRISTES POETAS - Poesias selecionadas - Volume 48

os poetas
passam a vida em caos
amando
sofrendo
escrevendo sobre emoções que sentem
mas que fingem não sentir.







CRY ME A RIVER - Poesias selecionadas - Volume 49

o que é
o que é
azul feito céu
mas não é céu
verde como o mar
mas não é mar?
 

acertou!

olhos
os dela
os meus...



LÁGRIMAS AZUIS - Poesias selecionadas - Volume 50

ódio?
não sei o que é isso.
há os que amam.
amam pernas
amam bocas
amam olhos.
amam poesias
amam ler
amam escrever.
amam.
eu sou desses
que amam
amar...


Nenhum comentário:

Dez mitos sobre dietas

Muitos mitos você com certeza já deve ter ouvido e talvez até possa acreditar, mas o fato é que não correspondem à realidade. Aqui vão ...