Obrigado pela visita. Suas sugestões serão bem-vindas no WhatsApp (73) 9-9843-4592.

05 abril 2017

O Que é uma Dieta Detox?

Detox, abreviação de desintoxicação, é o processo natural e constante de neutralizar ou eliminar toxinas do corpo. Toxinas são qualquer coisa que possa potencialmente danificar tecidos do corpo, incluindo resíduos que resultam de atividades celulares normais, como amônia, ácido láctico e homocisteína, e toxinas criadas pelo homem às quais estamos expostos através do ambiente, alimentos e água.

O fígado, intestinos, rins, pulmões, pele, sistemas linfático e sanguíneo trabalham juntos para garantir que as toxinas sejam quimicamente transformadas em compostos menos prejudiciais e excretados do corpo.

O Que é uma Dieta Detox?

Embora desintoxicação seja primariamente pensada como um tratamento para dependência de álcool ou drogas, o termo também é usado para se referir a um programa de dieta, tratamento com ervas e outros métodos de remoção de toxinas ambientais e alimentares do corpo.

Há muitos tipos de dietas detox. Geralmente, uma dieta detox é uma dieta que:

  • Minimiza a quantidade de toxinas ingeridas;
  • Enfatiza alimentos que fornecem as vitaminas, nutrientes e antioxidantes que o corpo precisa para se desintoxicar;
  • Contém alimentos com muitas fibras e água, que unem e eliminam as toxinas ao aumentar a frequência de eliminação de fezes e urina.


Por Que as Pessoas fazem Dietas Detox?

Uma quantidade crescente de pesquisas sugere que muitas das toxinas que ingerimos diariamente através dos alimentos, água e ar podem se acumular nas células de gordura do nosso corpo.

Essas toxinas incluem pesticidas, antibióticos e hormônios, aditivos químicos provenientes das embalagens, produtos de limpeza, detergentes, aditivos alimentares, metais pesados, poluição, drogas e fumaça de cigarro.

Uma dieta deficiente em certos nutrientes também pode prejudicar nossa habilidade natural de nos desintoxicar, o que leva ao acúmulo de toxinas no corpo.

A carga acumulada, chamada de "carga corporal", é suspeita de levar a doenças ligadas a desequilíbrio hormonal, função imune prejudicada, deficiência nutricional e metabolismo ineficiente. Os sinais incluem indigestão, falta de concentração e lentidão, dores de cabeça, mau hálito, fadiga, problemas na pele e dores musculares.

Benefícios

As pessoas frequentemente relatam mais energia, perda de peso, pele mais limpa, bom funcionamento intestinal, melhor digestão, e maior concentração e clareza após uma dieta detox.

Quem Não Deve Fazer uma Dieta Detox?

Mulheres grávidas ou lactantes e crianças não devem fazer uma dieta detox. Pessoas com certas condições como doença renal ou hepática só devem fazer a dieta sob a supervisão de seu médico. Ela não é feita para desintoxicação de álcool ou drogas.

Fadiga, indigestão, tosse, dor muscular e falta de sono podem ser sinais de doenças sérias. Por isso é importante consultar um médico e fazer uma avaliação completa para garantir que certos sintomas não sejam causados por uma condição de saúde que requer tratamento imediato.

Efeitos Colaterais

Um dos efeitos colaterais mais comuns é dor de cabeça nos primeiros dias depois de começar uma dieta detox, geralmente devido à abstinência de cafeína. Por isso, médicos geralmente sugerem que se diminua a quantidade de cafeína ingerida gradualmente antes de começar uma dieta detox. Além disso, algumas pessoas escolhem tirar alguns dias de folga no trabalho para começar a dieta detox ou optam por iniciá-la no fim de semana.

Outros efeitos colaterais incluem diarreia excessiva, o que pode levar a desidratação e perda de eletrólitos. Prisão de ventre pode ocorrer se a pessoa consumir muitas fibras sem aumentar também a ingestão de líquidos. Outros efeitos colaterais podem incluir cansaço, irritabilidade, acne, perda de peso e fome. Qualquer piora dos sintomas ou novos sintomas que ocorra durante uma dieta detox deve ser seguida por uma visita ao médico.

Se a pessoa seguir uma dieta detox muito restritiva por um longo tempo, isso pode resultar em deficiências nutricionais, principalmente de proteínas (algumas dietas detox evitam produtos de origem animal) e cálcio.

Escolher Um Método de Dieta Detox

Planos de dieta detox podem incluir recomendações alimentares, hidroterapia no cólon, ervas, suplementos e exercício.

Praticantes alternativos geralmente recomendam que as pessoas que vão fazer a dieta pela primeira vez escolham um plano de dieta detox suave.


Nenhum comentário:

Saudade

A saudade dói pra caramba...