05 abril 2017

Dez mitos sobre dietas

Muitos mitos você com certeza já deve ter ouvido e talvez até possa acreditar, mas o fato é que não correspondem à realidade.

Aqui vão 10 dos mais comuns e a verdade por trás da ficção.

1. Dietas com baixas calorias são o melhor modo de perder peso

Uma dieta de baixa calorias irá levar seu corpo ao "modo de fome". Com isso seu metabolismo desacelera e você perde músculos assim que seu corpo começa a usá-los como fonte de energia, e a armazenar gordura ao invés de queimá-la.

Você deve cortar as calorias para perder peso, mas nunca reduzi-las drasticamente.

2. Toda gordura faz mal

A verdade é que o corpo precisa de gordura para funcionar adequadamente, mas você precisa comer o tipo correto. Gordura insaturada é saudável e pode diminuir o LDL - colesterol ruim - e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Algumas gorduras saturadas são necessárias para o corpo, mas em excesso pode elevar os níveis de colesterol LDL, diminuir o HDL - bom colesterol - e aumentar o risco de doenças do coração e alguns tipos de câncer.

3. Carboidratos fazem você engordar

O que te faz engordar é comer mais calorias do que seu corpo necessita, sem importar se elas são calorias de carboidratos, gorduras ou proteínas.

Os carboidratos são a fonte primária de energia, então eles precisam ser parte da sua dieta. Mas, algumas pessoas são mais sensíveis a eles do que outras e precisam limitar seu consumo quando estão tentando perder peso.

4. Colesterol proveniente dos alimentos causa alto colesterol no sangue

A verdade é que a maioria do colesterol achado no corpo é produzido no fígado e só uma pequena parte vem do colesterol proveniente dos alimentos.

Contanto que você não tenha uma predisposição para colesterol alto, o colesterol contido nos alimentos terá um efeito mínimo no seu nível de colesterol no sangue.

5. Comer à noite engorda

Isso é um outro mito. A verdade é que não importa a hora que você come, se você não usar todas as calorias que consumiu, seu corpo irá armazená-las como gordura corporal. Se você está menos ativo durante a noite, você precisa comer menos nesse período.

Se você malha na parte da noite, especialmente se faz musculação, precisa certificar-se de comer o suficiente após o treino para recuperar os músculos. Ajuste o quanto você come baseado em quanto de energia você gasta.

6. Pouca gordura ou livre de gordura significa caloria baixa

Mesmo que um grama de gordura contenha 9 calorias e um grama de proteína ou carboidrato contenha somente 4 calorias, não presuma que comidas com pouca ou sem gordura são baixas em calorias também.

Muitos alimentos “livres de gordura” são muito calóricos porque o açúcar e amidos refinados foram adicionados para compensar a gordura perdida. Não olhe apenas o conteúdo de gordura da comida, mas também o número de calorias.

7. Todos os alimentos engordam

Existem alguns alimentos que se destacam por induzir o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado. Esses alimentos são conhecidos como alimentos termogênicos naturais.

As substâncias termogênicas contidas neles têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de lipídios.

8. A cor marrom equivale a grãos integrais

Só porque uma comida é marrom não significa que contenha grãos integrais. Você precisa olhar o rótulo para ver se trigo e grãos integrais estão listados nos ingredientes.

9. Leite desnatado e com baixa gordura tem menos cálcio do que o leite normal

O leite desnatado e com baixo teor de gordura possui mais cálcio do que o leite normal porque o cálcio é a parte aquosa do leite e não a parte cremosa.

10. Refrigerante diet ajuda a perder peso

Não necessariamente. Pesquisas recentes sugerem fortemente que adoçantes artificiais em refrigerantes diet ou zero podem de fato aumentar seu apetite.

Concluindo, não se engane por nenhum desses mitos. Apegue-se a informações comprovadas para te ajudar a alcançar sua boa forma e objetivos de saúde.


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